quinta-feira, novembro 30, 2006

eyes wide open

Em Praga, numa das inúmeras estátuas da Charles Bridge há um baixo relevo de um cão junto a um homem onde todos os dias centenas de pessoas pousam a mão para assim definir a forma como os outro as vêem.

Agrada-me este desejo de olhar mais atentamente.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Europe on tour - II

Há países e países. Uns têm vodafone travel, os outros gostariam de poder ter.
PS: Este não é só um post sobre roaming.

sábado, novembro 25, 2006

Europe on tour - I

assunto: catarses

Wroclaw - Polland

Há mil e uma razões para se começar o tour europeu pela Polónia, partir de Aushwitz e daí redescobrir os caminhos do Velho Continente. Claro que há outros mil e um motivos para fazer tudo do avesso, percorrer as cidades como quem salta faxas de um CD, viajar em comboios regionais, dormir em casa do amigo do amigo,
e um dia parar religiosamente nos Campos - e recomeçar de novo.

De uma forma ou de outra, é lá que permanece uma certa Ideia de Europa,
Entre a memória e a esperança.

quinta-feira, novembro 23, 2006

carnavalizar

há quem diga que a alegria vai de shot, outros que a felicidade se saboreia lentamente.
de uma forma ou de outra, muito se poderia extrapolar do efeito alcoólico.

PS: Este é um post sério.

segunda-feira, novembro 20, 2006

parêntesis

Pelo que diz respeito ao segundo ponto, certamente que a sorte da humanidade seria muito mais feliz se estivesse igualmente na potência do Homem tanto falar como calar-se. Mas a experiência ensina suficientemente e superabundantemente que nada está menos em poder dos Homens que a sua língua e não há nada que eles possam fazer que governar os seus apetites. Dai resulta que a maioria julga que a nossa liberdade de acção existe apenas para as coisas que desejamos debilmente, pois, o apetite que nos inclina para essas coisas pode ser facilmente contrariado pela recordação de qualquer outra coisa de que nos recordamos muitas vezes; enquanto que julgam que de modo algum somos livres quando se trata de coisas para que somos inclinados com uma afecção violenta que pode ser acalmada pela recordação de outra coisa. Todavia, se eles não soubessem, por experiência, que muitas vezes lamentamos as nossas acções e que, frequentemente, quando somos dominados por afecções contrárias, vemos o melhor e fazemos o pior, nada os impediria de crer que toda as nossas acções são livres.

B. Espinosa

sábado, novembro 18, 2006

ma che cazzo

Sascha Nutzeblum . Rain in Florence

preenchimento de lacunas

uma conversa inteligente por dia
nem sabe o bem que lhe fazia.

insónias

por que é que o resto do mundo está a dormir?
i wonder.

sexta-feira, novembro 17, 2006

os clássicos

para G.
Uma semana depois de ver a Antigona no Teatro della Pergolla (um palazzo bem no centro histórico de Florença, a 5min de casa), ainda me espanta até onde o mito nos toca. Percebi 50% dos diálogos (em italiano, claro), mas apreendi a mensagem quase por inteiro.

Como se não estivesse a ouvir nada de novo, apenas a recordar uma sabedoria muito antiga.

O Platão é que sabia. E o Steiner também.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Sigur Rós II

[memórias dos seus 16 anos...]


Com um beijo? Acho que não...
E se for um beijo lento e demorado?


PS: Este também é um post sobre música.


Sigur Ros I

viðrar vel til loftárása


um acumular de tensão interminável
até resolver.

Nota tónica

para I. D.

É um jogo entre a dominante e a tónica. Joguinhos com a dominante, através da dominante, por dentro da dominante, por cima da dominante, por baixo da dominante
até atingir a tónica. Diz-se resolver.

Porto - Londres - Pisa - Florença

Passei a noite no aeroporto de Stansted num café italiano. Não sei se é ridículo, mera globalização ou uma qualquer Ideia de Europa.

ERASMUS tour

Bologna . Venezia . Padova . Firenze . Pisa . Firenze . Roma . Firenze . Venezia . Firenze . Pistoia . Lucca . Pisa . Firenze . Cinque Terre . Genova . Firenze . Perugia . Firenze . Milano . Lisboa . Porto . Lisboa . Milano . Firenze . Roma . Firenze . Venezia . Bologna . Firenze . San Gimigniano . Firenze . Milano . Lisboa . Porto . London . Pisa . Firenze
[to be continued]

sábado, novembro 11, 2006

Antigona

Teatro della Pergola . Firenze . 10 Novembre 2006


Para ser feliz, bom-senso é mais que tudo. Com os deuses não seja ímpio ninguém. Dos insolentes palavras infladas pagam a pena dos grandes castigos; a ser sensatos os anos lhes ensinaram
(1349-53)

quarta-feira, novembro 08, 2006

free hugs

terça-feira, novembro 07, 2006

e puff...

by the way



Prigione dello Palazzo Ducale
Gonçalo Rosas . Venezia 2006



ele disse: "Os deuses deviam dar asas a quem se atreve a saltar abismos" (Nietzsche)

Florença: um caso delicado

São quase 3h da manhã em Florença. Pela primeira vez desde que cá estou, não (ou)vi as tendas do Mercato Centralle. Das duas, uma: ou o Mercato hibernou ou algum vizinho árabe finalmente percebeu as nossas preces.

segunda-feira, novembro 06, 2006

La metamorfosi della notte II

Gonçalo Rosas . Firenze 2006

La metamorfosi della notte I

Al di sopra di tutti gli Dei e di tutti i mondi, impersonale, nè buono nè cativo, Intelligenza pura, priva di tutti gli Atributti è il Destino. Ogni mondo, ogni Universo ha il suo Deo Creatore, il suo Bene e il suo Male, che sono l’aspirazione a tornare a Dio e la tendenza ad allontarsene. Il mondo è stato creato dall’ Emozione, che è La Logica della Solarità. Il logos del Mondo.

Fernando Pessoa


PS: Este não é um
post sobre Fernando Pessoa. Nem sobre Deus e o Universo. Vi o texto numa espécie de flyer, num bar mais ou menos underground, quase a chegar ao Palazzo Vecchio.

domingo, novembro 05, 2006

ERASMUS tour

Bologna . Venezia . Padova . Firenze . Pisa . Firenze . Roma . Firenze . Venezia . Firenze . Pistoia . Lucca . Pisa . Firenze . Cinque Terre . Genova . Firenze . Perugia . Firenze . Milano . Lisboa . Porto . Lisboa . Milano . Firenze . Roma . Firenze . Venezia . Bologna . Firenze
[to be continued]

sábado, novembro 04, 2006

Explicação do COLISEU

- Oh Coli, Coli...
- Zeus..?


PS: Há uma outra versão segundo a qual o nome se deve a uma grande estátua de Nero que existia no recinto - o Colosso de Nero.

l'alluvione II

l' alluvione I

Firenze . 4 Novembre 1966

Há quarenta anos o Rio Arno alagou Florença: da Ponte Vecchio a Santa Croce, esta cidade-museu esteve coberta de lama.

quarta-feira, novembro 01, 2006

La bella Italia

Em todos os lugares do mundo há noites que são para o degredo. Quase todas as noites para o degredo passam-se em sítios que são, de per si, um degredo. Em Itália estas noites fazem-se nas escadas do Duomo, de Santa Croce ou de Santo Spirito.

Duas observações:
1. Se quase todos temos uma certa obsessão pela literalidade das coisas, os italiani não resistem a uma boa contradição.
2. Para nós, é para o degredo e não se fala mais nisso. Na Bella Italia, a noite até pode ser para o degredo, mas que seja bonito e abençoado.

Amen.

ERASMUS tour

Bologna . Venezia . Padova . Firenze . Pisa . Firenze . Roma . Firenze . Venezia . Firenze . Pistoia . Lucca . Pisa . Firenze . Cinque Terre . Genova . Firenze . Perugia . Firenze . Milano . Lisboa . Porto . Lisboa . Milano . Firenze . Roma . Firenze
[to be continued]